Dicas para corredores durante férias concilarem treinos e lazer

20130802_155326_corrida-690px

Atletas corredores, devem marcar suas viagens de ferias acompanhando a periodização estipulada no seu programa de treinamento. No caso dos atletas que programo treinamento sigo o usual na periodização de um ano (12 meses).

Período de Base, Período Pré Competitivo, Período Competitivo, período de Transição ( 6 meses ) e novamente esta periodização nos 6 meses seguintes.

Levo em conta a competição que considero mais importante Ex: São Silvestre, Jogos Olímpicos, Troféu Brasil ou outra competição considerada importante no calendário do atleta.


Durante o período de Transição o atleta deve fazer corridas mais leves, caminhadas, atividades como jogos, natação,levando em conta que exercícios onde o corpo é submetido a contatos muito fortes como futebol de campo, de salão, basquete, devem ser evitados.

Mesmo em viagem o atleta não deve deixar de correr diariamente.

Um atleta que procura alta performance, tem um período de transição que não ultrapassa 20 dias, portanto sua maior preocupação é dedicar-se ao repouso fazendo com que viagens fiquem em um segundo lugar, o período de Transição deve ser aproveitado sempre objetivando os períodos seguintes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *